• Links

  • Impermeabilizações

    Impermeabilizar é um trabalho que visa deixar impermeáveis partes de uma obra como paredes lajes ou fundações, para evitar que a umidade deteriore a construção.

    Existem impermeabilizações rígidas ou flexíveis. As rígidas podem ser argamassas ou concretos impermeáveis, já as flexíveis podem ser mantas pré-fabricadas ou mantas executadas no local que acompanham o movimento da base sem trincar e sem deixar passar a umidade.

    Para um concreto ser impermeável deve ser usado um baixo fator água/cimento; deve ser vibrado de forma uniforme; deve ser umedecido continuamente para que haja uma boa cura e finalmnete deve ser usado um aditivo para tampar os orifícios do concreto a fim de o deixar impermeável. Na argamassa impermeável também devem ser usados aditivos como Sika 1 ou Vedacit. Para executar uma manta impermeável in loco é usado Vedrapen em divesas camadas sobrepostas sobre uma tela plástica. Porém existem no mercado diversas mantas já pré-fabricadas que atendem com melhores resultados a impermeabilização requerida. Por exemplo para uma caixa de água existem mantas específicas que não utilizam produtos cancerígenos; para locais com proteção mecânica e com pouco movimento pode-se usar uma manta de 3mm de espessura; já em locais de maior área deve-se usar uma manta de 4mm de espessura; em locais sem proteção mecânica de argamassa usa-se manta com película de alumínio

    O melhor seria usar um concreto ou argamasssa impermeável e sobre ela usar uma manta pré-fabricada.

    1º Camada de regularização, visando proporcionar uma superfície uniforme de apoio à camada impermeável, deve ser executada com uma boa declividade na direção dos ralos, usar uma argamassa com traço 1:3 de cimento CP II 40, areia de rio média lavada e isenta de matéria orgânica e a água potável isenta de impurezas e oleosidades.

    2º Camada de imprimação, através da pintura da camada de regularização com rolo de pintura.

    imprima

    3º Colocação da Manta asfáltica, desenrolando o rolo e fixando com maçarico, sobreposição de 10cm.

    manta

    4º Nos rodapés elevar a manta 15cm e embuti-la dentro do reboco da parede.

    rodape

    5º É preciso um cuidado especial nos ralos, descendo a manta dentro da tubulação.

    ralo

    6º Camada Separadora, normalmente um filme de polietileno, com a função de evitar a aderência de outros materiais sobre a camada impermeável, facilitando consertos futuros no piso sem danificar a manta.

    separacao

    7º Camada de proteção mecânica, com a função de absorver e dissipar os esforços estáticos ou dinâmicos atuantes sobre a camada impermeável. Essa camada pode ser uma argamassa composta por areia e cimento, porém com o cuidado de deixar um xadrez de juntas de dilatação de isopor a cada 3 metros.

    polietileno

    8º Finalmente é colocado é colado o piso cerâmico, granito, etc. com argamassa própria sobre a camada de proteção mecânica. As juntas de dilatação do piso cerâmico coincidentes com as juntas de isopor devem ser preenchidas com sikaflex para uma melhor dilatação e contração do piso.

    junta

    A escolha do tipo e espessura das mantas deve seguir a norma NBR 9952 2007, que estabelece 4 classificações de mantas.

    As mantas mais modernas são auto adesivas – SBS copolímero de estireno butadieno.